Análise do Comportamento

A análise do comportamento é uma abordagem da da psicologia que apresenta grande embasamento em pesquisas científicas, permitindo ampla comunicação entre terapeutas comportamentais por conter princípios que norteiam a terapia e garantem maior replicabilidade dos métodos utilizados.

É considerada uma abordagem completa, pois além de trabalhar questões relacionadas à pessoa como comportamentos, sentimentos e emoções, trabalha também o contexto em que estas questões ocorrem. Desta forma, acreditamos que, tanto a pessoa é modificada pelo meio que a permeia, quanto o meio é modificado pela pessoa.

Neste sentido, o cliente na terapia analítico comportamental é ativo e participante do seu processo de mudança. Essa mudança se dá através do relato que o cliente nos traz, tanto sobre questões do presente quanto do passado, já que o fundamental é conseguirmos compreender a forma que um comportamento se iniciou, e quais relações o mantém.

Os homens agem sobre o mundo e o modificam e, por sua vez, são modificados pelas consequências de sua ação.

Skinner, 1957, p.1

Diferencial da terapia analítico comportamental

A terapia analítica comportamental tem como objetivo identificar, analisar e modificar comportamentos segundo sua relação com eventos antecedentes e as consequências deste comportamento.

Neste sentido, o cliente, em sessão, participa ativamente do seu processo terapêutico, uma vez que é ele quem se relaciona de determinada forma no ambiente. Isso também ocorre com as crianças e adolescentes, mas numa linguagem apropriada e de fácil acesso.

Diferente do que muitas pessoas consideram, a análise do comportamento, favorece a aplicação e replicação de métodos e estratégias terapêuticas, mas não diminui a individualidade do cliente, pois o método é replicável, mas a forma com que este método vai ser replicado e como cada cliente vai absorver cada intervenção acontece de modo único e particular.

O objetivo da terapia analítica comportamental é que a pessoa consiga diminuir o sofrimento, mudando sua forma de encarar o mundo, encontrando reforçadores naturais, ou seja, aquilo que de alguma forma produz sensações boas e agradáveis a ela mesma e ao meio ao qual se relaciona.

A CACO, por ser um consultório comportamental, segue todo esse modelo descrito, sendo nosso principal objetivo o de ensinar. Ensinar novas formas de se comportar para que vocês consigam andar com as próprias pernas, aprendam como lidar com situações adversas no dia a dia e dêem conta de remover os obstáculos que por vezes nos inviabilizam.

Entre em contato
conosco via Whatsapp.